Ontem perdi o meu querido avô paterno que tanto amor me deu. Infelizmente por causa da distancia e das Marias não pude estar presente na ultima homenagem ao grande homem que foi o meu avô, mas alguém leu esta carta que lhe escrevi, deixo-a aqui para que o possamos recordar sempre.
Querido avô do meu coração,
Só Deus sabe o quanto o meu coração esta apertadinho e triste por não poder estar ai presente. Mas estejas onde estiveres, sabes que tenho de cuidar das tuas bisnetas, que foram e são os dois milagres que Deus nos deu, que nasceram com pouco mais de meio kilo mas com uma força, um coração e um amor do tamanho do mundo.
Um amor do qual eu aprendi a ver, a sentir, a receber e a dar e isso devo-te também a ti. Apesar de já te ter dito tantas vezes hoje digo novamente, obrigada por todo o Amor que me deste! Foi tão bom Deus ter-me dado um avô como tu. Foi tão bom ter vivido muito tempo junto a ti, foi tão bom todos os abraços, todos os beijinhos, todos os miminhos e todas as vontades que me fazias só para me fazer sorrir. Mais uma vez, Obrigada.
Não te escrevo esta carta só para te agradecer ou para dizer o quanto gosto de ti, pois isso já te tinha dito muitas vezes, porque gosto tanto de dizer a quem amo que amo, de agradecer, e ás vezes pedir perdão, porque ás vezes infelizmente também erramos. Escrevo para falar de ti, da pessoa, do homem, do pai, do marido, do avô e do bisavô que eras. E felizmente, graças ás novas tecnologias, ainda chegaste a ver as Marias, e sei que estejas onde estiveres vais olhar muito por nós todos e principalmente por elas.
Sei que não tiveste uma vida fácil, sei que tinhas uma mãe linda e prendada mas que infelizmente não conheci, soube que estavas lindo no dia que casaste com a avó Mila… e que grande mulher foste tu casar, tinha um coração tão grande. Sabia amar e dar sem pedir nada em troca, fazia tudo pelos filhos e pelos netos, e é essa a grande lição que herdei dela. Talvez ela e a minha mãe sejam tão semelhantes por isso.
Sei que adoravas a minha mãe e sempre a tratas-te como se deve tratar uma nora, obrigada pois ela merece tudo. Sei que ficaste radiante quando nasceu o mano, e o quanto gostas daquele menino, o quanto o vais levar contigo no teu coração, pois estavas sempre a chamar por ele.
Sei que um dos dias mais feliz da tua vida foi quando o pai nasceu, e não podias ter tido um filho tão bom e tão especial, que cuidou de ti como nunca tinha visto nenhum filho cuidar de um pai. Obrigada por me teres dado o melhor pai do mundo.
Sei que foste um bom profissional, sempre vestido com calças pretas e camisa branca, perfeccionista até demais e isso causava-te alguns problemas a ti e até mesmo a quem trabalhava contigo.
Sei que viveste muito tempo em Moçambique, que trabalhaste em Lisboa e que adoravas o Sporting. Lembro-me de cuidar de ti e de te ir ver ao hospital de Santa Marta quando foste operado ao coração, vi-te chorar a primeira vez porque estavas entubado e não conseguias falar, e doeu tanto. Doi sempre ver as pessoas de quem tanto amamos a sofrer, mas também vi a tua rápida recuperação.
Foste ao meu casamento, um dos dias mais felizes da minha vida e nunca me vou esquecer que foste com um casaco da nike, sempre tão simples, mas soube tão bem ter-te junto a mim nesse dia.
Ficaste tão feliz com a notícia da minha gravidez e por serem gémeas e sei que também ficaste preocupado quando nasceram apenas com 25 semanas.
Vi-te envelhecer sempre com um sorriso e apanhar o gosto nas novelas, mas não foram as doenças, nem o álcool que te derrubaram mas sim a perda do amor da tua vida, da avó Mila. Quando se perde um amor assim, o pilar da nossa vida, a própria vida deixa de ter cor, deixa de ter sentido, e tu deixaste de ter vontade de viver e ai, vi-te devagarinho a ir embora dia após dia até que ontem finalmente foste ter com a tua princesa… e por isso estou feliz por estarem juntos.
E tantas e tantas histórias que eu vou contar sobre ti ás minhas filhas.
Como avô, foste o que uma neta ou um neto mais deseja, a mim e ao meu irmão deste-nos Amor e é tudo o que precisamos para sermos felizes.
Para mim estarás sempre vivo em algum lugar e em especial no meu coração.
Para mim estarás sempre vivo em algum lugar e em especial no meu coração.
Até já Avô Quim
da tua neta que te ama muito e já esta cheia de saudades
da tua neta que te ama muito e já esta cheia de saudades
Foto tirada por The Knot Wedding Photography |
O Blog de Nós e as Marias também está no FACEBOOK
2 Comments
Té Lima Pires
Lindo 🙂 muito lindo!
Vanessa Martins
Amei! Que linda carta amiga, uma homenagem muito nobre! Beijo