Olá Princesas!!!
 

Hoje quero apenas escrever alguns tópicos sobre a forma como vos quero educar (e se não for assim que sentem que eu e a mãe vos estamos a educar, por favor, RALHEM-NOS!!!):
– O importante, mais importante que tudo, é serem vocês próprias, e serem FELIZES!!! Terem autonomia para tomarem decisões, fazerem escolhas, cometerem erros, aprenderem com os erros que vocês cometeram! Não terem medo de escolher um caminho, de VIVEREM, de serem FELIZES!
– Todos cometemos erros! É a melhor forma de vivermos e de aprendermos! Só assim é possível encontrarmos a verdadeira felicidade!
– A sociedade no geral está errada! Está formatada duma maneira que não é a mais correcta! Querem fazer dos humanos robots! Querem tornar-nos todos iguais! Mas os que pensam de forma diferente, os que são puros, simples, humildes, os que têm imaginação, criatividade, os que “vêm para além do que os olhos vêm”, são aquelas pessoas que verdadeiramente interessam!
– Essa formatação começa na escola! Querem que vocês saibam exactamente o que eles vos querem ensinar! Querem no fundo que repitam o que eles vos disserem… Esse tipo de educação, continua pela vida fora! Mas não é isso que eu pretendo para vocês! Eu quero que vocês pensem, e ajam muito além disso!!! Pensem fora da caixa! Ajam fora da caixa! Tenham imaginação, tenham criatividade! Isso ganha-se brincando! Sendo felizes! Sendo curiosos! Explorando! Descobrindo!!!
– Por isso filhas, BRINQUEM!!!!! Mais importante que terem boas notas, é serem felizes! E serem boas pessoas!!!
– Quero que sejam humildes! Quero que sejam honestas! Quero que sejam aventureiras! Quero que não tenham medo de errar, porque vão errar! Mas quero que aprendam com os erros, que se saibam levantar melhores, mais maduras, melhores pessoas, mais inteligentes! Esses são talvez os principais valores que vos quero transmitir! A melhor forma de vos transmitir esses valores, é dando o exemplo! Por isso filhas, se algum dia sentirem que não sou o melhor exemplo para vocês, RALHEM-ME! Tenho certeza que a vossa será sempre a opinião que mais terei em conta! E tenho certeza que vocês serão sempre as pessoas que mais influência terão sobre mim, e que mais contribuirão para que me torne sempre melhor pessoa!!!
– A magia acontece fora da nossa zona de conforto! Não tenham medo de arriscar! Não façam o que todos fazem, apenas porque os outros fazem! E não faça sempre o mesmo se isso não vos está a trazer bons resultados. Não sigam os caminhos que existem, criem os vossos!!
– Façam sempre o que amam! É a melhor forma de serem boas naquilo que fazem. 😉 E nao tentem ser perfeitas. O óptimo é vedadeiramente inimigo do bom. Vão existir muitas coisas importantes na vossa vida, que vão requerer muito tempo e atenção vossa. A única forma de sermos perfeitos, óptimos nalguma coisa, é dedicarmo-nos quase em exclusivo a isso, em detrimento de tudo o resto. Assim, sejam suficientemente boas em tudo, mas nao sejam óptimas em nada… 😉 É talvez aa melhor forma de serem mais completas, e mais felizes!
– Não serão nunca os papás a tomar as decisões por vocês! Nem serão nunca as opiniões dos papás a contarem! Se bem que nos podem tentar ouvir, mas o que vos vamos dizer, será o resultado apenas da nossa experiência!! E vocês têm de ganhar a vossa própria experiência! Se algum dia caírem, e vão cair, sei que terão força para se levantar! Mas se precisarem de um empurrão extra, de um mimo especial para se levantarem, os papás estão aqui!
– Não sei como será no futuro, se existem telemóveis, redes sociais, reality shows etc! Mas não quero que vivam em função disso! Tudo isso são aparências!!! E as aparências não contam!!!! Não passam disso mesmo, de APARÊNCIAS!!! Hoje a sociedade vive em função delas! Eu quero que vocês sejam especiais! Sejam mais importantes, sejam superiores a tudo isso!!! Não façam as coisas para se exibirem! Não façam as coisas porque estão na moda! Façam as coisas porque vocês as queriam fazer, porque sim, porque vos apeteceu! Porque vos tornou mais felizes!
– As opiniões dos outros são isso mesmo, apenas as opiniões dos outros!!! Não deixem nunca que isso vos mande abaixo! Sigam sempre as vossas ideias, os vossos ideais! O vosso caminho!
– Todos somos diferentes, e o que vos direi é apenas e só a minha opinião, mas a forma como o pai mais aprendeu foi a viajar! Quando viajamos, temos muito pouca coisa connosco! Todos os bens materiais ficam para trás! E aquilo que temos connosco, que viaja connosco, são os nossos ideais, os nossos princípios, os nossos sonhos, as nossas motivações! As pessoas de quem gostamos, ou a memória delas! Não a memória das coisas materiais que temos! E se algum dia viajarem, vão ver que nesse momento, apesar de não terem os bens materiais de que tanto precisam em casa, não vos falta nada! E vão ver do que realmente precisam! E vão ver o que realmente é importante na vida! Por isso filhas, viajem!!! Conheçam o mundo! Conheçam as pessoas! Tenham a mente e o espírito abertos!
-O sorriso é universal, e é talvez o meio mais poderoso de comunicação!! E o vosso, é o mais lindo que vi até hoje!!! Por isso filhas, não o percam nunca!!! E usem-no muitas, muitas vezes!!! Porque o vosso sorriso tem, verdadeiramente, o poder de mudar o mundo!!!
– O que vos vou dizer vai custar muito… Mas tem de ser dito, porque é verdade… lol NAMOREM!!! NAMOREM MUITO!!! Quanto mais pessoas conhecerem, mais facilmente perceberão o que pretendem! E não se acomodem! Nunca! Não se contentem com pouco! Não fiquem com quem não vos mereça! E não tenham medo de pensar se será aquela a pessoa certa para vocês ou não!  Quando o for, vocês perceberão! Não terão dúvidas! E se por acaso se enganarem, e se as coisas não correrem bem, não tenham medo! Por muito que goste de vos ter no meu colo, sei que este colo só é vosso por momentos! Um dia será outro o colo que experimentarão. Será outro o abraço que vos preencherá! Mas quando as coisas não correm bem,  têm este colo sempre à vossa espera, e este abraço para vos receber, para vos dar mimo por mais uns momentos…
– Brinquem! Brinquem muito, sempre, em todas as idades!!! E se os papás já não brincam convosco, RALHEM-NOS!!!
– Respeitem a opinião dos outros! E os sentimentos dos outros!
– Não sejam rancorosas, não guardem rancor de ninguém, aprendam a perdoar! Só isso vos permitirá ser livres.
– Peçam desculpa quando sentem que erram com alguém! Não tenham medo de pedir desculpa. Sejam humildes.
– Sejam generosas, convosco e com os outros! Lembrem-se que ajudar os outros, muitas vezes, é a melhor forma de nos ajudarmos a nós próprios!
– O momento mais importante das vossas vidas, é aquele que estão a viver a cada momento! O vosso presente (por algum motivo se chama presente…)! Porque só esse momento interessa! Não percam demasiado tempo a pensar no futuro, só vos vai trazer preocupações, e só perderão tempo a pensar ou a preocupar-se com coisas que provavelmente não passarão disso mesmo, apenas de preocupações que não se concretizarão! Também com o passado não vale a pena perder muito tempo. Pensem no passado apenas para aprenderem com os erros, e pensem no futuro, apenas para sonharem! Sonhar é bom! Sonhar é saudável! Com os vossos sonhos sim, podem perder muito tempo! Mas não deixem que permaneçam eternamente apenas sonhos! Lutem por eles! Passem dos sonhos à realidade! Do futuro ao presente!
– Aprendam a aproveitar o melhor de cada momento! Acredito que tudo acontece por uma razão, e mesmo naqueles momentos em que as coisas não parecem de feição, tentem aproveitar o melhor que o presente vos tem para oferecer! O mais importante não é esperar que a tempestade passe, o mais importante é aprender a dançar à chuva!
– Outra coisa MUITO IMPORTANTE, que o papá demorou demasiado tempo a perceber… Aprendam a amar sem apêgo! Ninguém é de ninguém! Nem vocês são dos papás! E se realmente vos amamos, temos de vos dar independência, autonomia, e temos de vos deixar partir um dia! Será sempre assim! Essa é a única verdadeira forma de amar! E de sermos felizes! E de sermos livres!
E provavelmente ainda tinha muitas coisas que vos queria dizer… Este será um texto que não estará nunca acabado… Mas que terei oportunidade de completar, sempre! E essa é outra lição que vos quero transmitir! Tudo estará sempre inacabado! Tudo poderá sempre ser alterado, para melhor, se quiserem! E quando algo não está bem, existe sempre solução, tudo tem emenda, tudo tem remendo! Só a morte não tem, mas dessa também não temos que ter medo ou receio, porque é a única coisa certa que temos ao nascer! 😉 Tudo o resto é um livro em branco, que eu quero que vocês preencham com muita cor, com muitos desenhos, com muita alegria e brincadeira, com muitos sorrisos, com muitos gatafunhos, com muitos erros e muitos riscos, com escritas e rescritas! Mas escrevam sempre a caneta, nunca a lápis! Para nada poder ser apagado!
Do papá que vos ama muito

O Blog de Nós e as Marias também está no FACEBOOK e INSTAGRAM