Hoje o meu irmão faz 20 anos! Estou tão feliz, estamos os dois na casa dos vinte, embora seja por pouco tempo, pois daqui a 5 meses estarei na casa dos 30.

Olho para trás e recordo… Adorei fazer 20 anos! Desejo muito que para o meu irmão seja uma data memorável, um ano cheio de muitas conquistas e muitas surpresas boas. Um ano em que haja mais sorrisos do que tristeza ou choro (só se for choro de emoção), um ano que traga esperança, muito muito e muito amor e claro muita saúde para aguentar todas as emoções e desafios que o esperam.
O aniversário do meu irmão é sempre vivido com muita alegria. Até este ano, em que fui abençoada com as Marias, tinha sido a melhor prenda de Natal que tinha recebido. Passei anos da minha vida a pedir um irmão aos meus pais. Não conseguia perceber porque é que eu não podia ter um irmão ou irmã, queria companhia para brincar e partilhar o meu mundo. Foi necessário muita insistência, muitas revistas de gravidez e de bebés compradas, sempre às escondidas, com o dinheiro que a minha avó me dava, que depois deixava junto à cabeceira de cama dos meus pais para os inspirar. Até com o Padre da aldeia fui falar… lol quem me conhece sabe que corro o mundo se for preciso para alcançar os meus objectivos. Não foi preciso correr o mundo, mas deu trabalho. Finalmente quando tinha 9 anos deram-me a feliz notícia de que ia ter uma “metadinha de mim”. Metade, porque somos feitos do mesmo amor. E que amor… Temos o privilégio de ser filhos de um grande amor, e foi esse amor que sempre foi a melhor prenda de ambos e o que nos fez ser as pessoas que somos hoje.
Lembro-me de me sentir a pessoa mais feliz do mundo, de tudo parecer lindo e maravilhoso, de me sentir tão preenchida e tão importante ao mesmo tempo. Parecia que estava grávida com 9 anos, imaginava e sonhava com o meu irmão. Cuidava e mimava muito a minha mãe, sempre que podia acompanhava-a as consultas. Tinha muita vontade de ter um irmão, tanta tanta vontade e tanta pressa que acabou por nascer mais cedo. Também o meu irmão chegou mais cedo ao meu mundo, e talvez as minhas filhas também tenham chegado pelo mesmo motivo. Tanta pressa em conhece-los, em olhar, tocar, beijar… Não devia ser tão apressada nem ter tanta pressa de viver, mas a verdade é que sou assim mesmo. E digamos que até gosto e tem algum encanto viver a 1000 à hora.
Foi a minha primeira experiencia com a prematuridade, bem diferente das Marias pois o meu irmão nasceu de 32 semanas com 1800 gr, e teve umas 2 semanas e meia internado. Mas deu para o susto! Lembro-me da minha mãe não querer ir para o hospital porque ainda era cedo para ele nascer e que deviam ser so umas dorezitas… Felizmente que o meu pai foi mais teimoso que ela, e mal chegou ao hospital o meu irmão acabou por nascer minutos depois numa maca. Engraçado que já com o meu irmão, ia tranquila para o hospital, sabia que quando nascesse, tudo iria correr bem e ele seria lindo. Com as Marias foi igual, sempre acreditei e acredito nelas, na força delas, e na pressa de viver que herdaram da mãe.
Sobreviveu ao frio do Inverno gelado da minha terra, Termas de Monfortinho. Foi o Natal mais lindo e aconchegante de toda a minha vida, pois estávamos os 4 juntinhos e quentinhos, numa casinha cheia de amor, de tanto amor. Este ano vai ser semelhante, mas com personagens diferentes. Será no entanto igualmente mágico e cheio de muito amor.
O meu irmão é ainda um menino! Para mim vai ser sempre um menino, o meu menino! Agora já tenho outro menino, igualmente André, que arrebatou o meu coração, me levou a casar com ele, e a ter duas filhas lindas e tão especiais como o nosso amor o é. Mas o meu mano continuará a ser também o meu menino. Não sei se foi por ter nascido prematuro, mas a verdade é que sempre foi o mais pequenino da escola e do futebol…mas um pequenino cheio de pinta e com muitos caracóis. Tem um coração do tamanho do mundo, e tenho tanto orgulho na pessoa que é. Bom irmão, filho, amigo, podia era estudar mais e ser mais ambicioso nos seus objetivos de vida, mais ainda é um menino, e ele sim, não tem pressa de crescer. Adora o colo da mãe, os conselhos da irmã, e de chatear o pai. As guitarras, motas e o futebol são a sua grande paixão, mas acredito que ainda terá uma paixão maior, mas que a seu tempo chegará. 
Fui 9 anos filha única e 20 com um irmão e acreditem que fui bem mais feliz nestes últimos 20 anos, graças ao amor do meu irmão. 

O Blog de Nós e as Marias também está no FACEBOOK e INSTAGRAM