Nunca dei grande importancia ao sono, até ser mãe!A verdade é que nunca gostei de me deitar cedo, e muito menos de acordar cedo!! Era como se fosse duas pessoas diferentes, a gaja da amanha, e a gaja da noite. Então, quando ia trabalhar a gaja da manhã estava sempre chateada com a gaja da noite que não se deitou cedo. Mas quando isto acontecia chegava do trabalho e podia dormir uma sesta, estar no sofa a relaxar ou até mesmo tomar um banho super relaxante (isto agora até parece um sonho), tinha sempre tempo para mim e para dormir. Nunca imaginei que a chegada de um bebé, ou no nosso caso, de duas bebés, me transformasse num ser tao desesperado por uma horinha de sono.
As Marias nasceram há 10 meses, mas so há 7 meses é que estão em casa pois estiveram 109 dia internadas nos cuidados intensivos neonatais. Quando estavam internadas, por muito que pudesse dormir não conseguia, pela ansiedade, pelo medo, o pânico, a tristeza, a saudade, e também por extrair leite para a bomba de 3 em 3 horas. Ao fim de algumas semanas, comecei a sentir saudades de dormir mais do que 3 horas de seguida, apesar de haver noites em que até o conseguia fazer. Mas com a chegada das Marias a casa, a história foi bem diferente.
Na primeira semana as Marias só comiam e dormiam! Eu e o meu marido nem estavamos a acreditar que tinhamos duas filhas tão bem comportadas…. Apesar disso, nós dormiamos pouco, com a preocupação constante em ver se elas estavam bem. Mas as Marias bem comportadas foi sol de pouca dura. Após duas semanas, uma dormia e a outra estava acordada, depois dormia a outra e a primeira acordada, semana a semana tudo piorava e nós os dois a morrer de sono, mal tinhamos força. Tinham os horarios completamente trocados 🙁
Pedimos ajuda à querida Filipa Sommerfeldt Fernandes, especialista em sono de bebés e crianças, e lemos o seu livro “10 dias para ensinar o seu filho a dormir”. Estavamos completamente desesperados! Apercebemo-nos que a culpa dos horários delas era, principalmente, nossa, e começámos a apluicar algumas das dicas preciosas que ela nos tinha dado, bem como os conselhos do livro. Implementámos rotinas, que são fundamentais e tão necessarias para os bebes, e finalmente passaram a dormir mais horas durante a noite. O grande problema é que nem eu nem o meu marido gostamos de rotinas muito menos de deitar cedo, mas estamos a fazer um grande esforço para nos reeducarmos face ao sono e às rotinas para bem dos 4.
Progressos: A Maria 1 ja adormece sozinha na caminha dela por volta das 22h. A Maria 2 ainda não consegue adormecer sozinha mas já consegue dormir por volta das 22h. Ambas dormem umas 12h ou mais durante a noite, e costumam acordar apenas por volta das 10h. Ainda bebem o leitinho dos sonho.
Problemas: Ambas por vezes acordam à 1h cheias de energia e vontade de brincar!! E depois so voltam a adormecer às 3h. Outro problema é uma acordar a outra. As sestas nem sempre dormem mais do que 30m a 45m.
Esperamos para ver os próximos capítulos desta aventura!! 😉
0 Comments