Há pessoas tão especiais que tornam tudo o que os rodeia mais especiais ainda. Ao olhar para esta fotografia não vimos mais que uma casa cheia de janelas fechadas e apenas uma janela aberta. Essa janela esconde vidas, mundos, histórias! Nessa janela, moram os meus bisavós, trisavós das Marias…sim as Marias têm Trisavós!  casados há muitos muitos anos e continuam juntos ela já com a memoria esquecida e ele sempre ao lado para lhe relembrar dos bons e menos bons momentos da vida que já passaram. Contam historias aos filhos, netos, bisnetos e se Deus quiser Trisnetas. Já estiveram duas vezes juntos e foi maravilhoso.

Hoje o meu grande e lindo bisavô, trisavô das Marias faz 102 anos, tem as rugas mais lindas e o sorriso mais delicioso que já vi num vehinho, e olhem que eu trabalhando com muitos velhinhos sei bem do que falo. Olho para ele e transmite-me uma paz de 102 anos tranquilos com altos e baixos, com um penso no coração cuja ferida teima em não sarar pela perda de uma filha, da minha linda e teimosa avó que nos pregou uma partida a todos e nos deixou uma saudade… aquela saudade que nos deixa quase sem ar para respirar e de coração apertadinho.
A vida ensinou-me a Amar os idosos como se amam crianças. Nem sempre se consegue sentir isso, nem sempre é fácil lidar com o fim, é sempre mais fácil lidar com o inicio. Nem sempre é fácil olhar para as pessoas que nos acompanharam uma vida inteira e vê-las a fugir, vê-las a perderem-se entre as memorias, a perderem a autonomia…é tão difícil chegar a “velho hoje em dia”, é tão difícil cuidar de quem cuida…e aqui vai um super beijinho para a minha tia que cuida dos meus bisavós todos os dias.  
Olho para o meu pai, para a minha eterna avó e vejo sempre o meu bisavô, tão parecidos, é bom quando deixamos um bocadinho de nós nos outros.
Obrigado bisavô do meu coração pelo teu amor, pela tua alegria quando me vês, e por todas as tuas palavras quando viste as Marias pela primeira vez. Obrigado por teres a família que tens e que me orgulho tanto de pertencer.
Amo-te
Da tua bisneta e beijinhos das trisnetas