Esta época de Natal para nós foi um agri doce, se por um lado estávamos felizes por estarmos juntos com os avós na terra onde vivi, por outro outro lado vivemos a luta contra a terrível leucemia da nossa prima. Uma luta que durava há mais ou menos um ano e meio em que houve muito sofrimento, muitas lágrimas, muita saudade mas sempre com muito amor e esperança. No dia 24 veio a casa e o olhar dela transparecia uma despedida a qual me recusava a ver e acreditar, mas foi tão bom vê-la foi tão bom… No dia 29 deixou-nos e os nossos corações ficaram mais pequenos e a saudade aperta a cada dia que passa. Tinha 40 anos, dois lindos e doces filhos pequeninos e uma família que vai ama-la sempre esteja ela onde estiver.
Aqui fica a carta que te escrevi com tanto amor…vais ser sempre a minha Lai.
“Minha e nossa eterna Lai,
Já viste como o teu nome é especial, nem deves saber, mas foi a terceira palavra que disse quando comecei a falar. O teu nome é doce, querido, humilde, simples e gentil como tu és.
Vais ser sempre a nossa eterna Lai.
Como queria não estar a escrever esta carta, como queria poder abraçar-te e dizer-te o quanto gosto de ti, como queria ver o teu sorriso e ouvir as tuas gargalhada…é tão difícil e vai ser tão difícil viver sem ti.
Hoje neste dia queria lembrar a pessoa maravilhosa e inspiradora que sempre foste e sempre serás estejas onde estiveres.
Escrevo para falar de ti, da pessoa, da mulher, da filha, da irmã, e da super mãe que eras e és.
Sei que não tiveste uma vida fácil, sei que não tiveste um pai e uma mãe sempre juntos como querias, sei que não tiveste tanta coisa que sonhavas na tua infância e adolescência mas sei que sempre tiveste muito amor por parte de quem esteve sempre contigo.
Sei que a tua mãe é uma guerreira e tu saíste a ela, sei que tens o irmão com o maior coração do mundo, e sei o quanto os amas.
Sei que passei os verões contigo, que cresci contigo, que estavas sempre pronta a ajudar os outros, sempre mas sempre alegre e pronta a divertir toda a gente, sei o quanto eras inteligente e que pena eu tinha de não teres ido para a faculdade, sei o quando adoravas o teu trabalho e o quanto adoravas trabalhar, sei o quanto adoravas o restaurante o garfo e de brincar com a minha avó Mila, e a comida de lá.
Sei que adoravas os meus pais e o meu irmão, sei que de alguma forma fui a tua irmã mais nova, sei o quanto foste feliz quando te pedi para ires a Eurodisney comigo, nunca te vi tão feliz como nesses dias. Um dia vou lá voltar, e quem sabe se não é com o Eduardo e o Manuel e vamos relembrar a nossa viagem.
Sei que nunca te esquecias do dia de aniversário de toda a família e amigos.
Sei que tinhas uma energia que nunca mais abrandava.
Sei o quanto te apaixonaste e planeaste o teu lindo casamento. Sei o quanto estavas feliz por iniciar uma família, contruir uma casa tua. Sei que o casamento nem sempre são rosas e tu ensinaste-me isso. O teu marido tem tanta sorte de ter casado contigo e de ter o teu amor.
Sei o quanto foste feliz quando nasceu o teu primeiro filho e depois o segundo, como me disseste muitas vezes, foi o melhor que a vida te deu. E acredita que tu foste e és a melhor Mãe que eles podiam ter. Sei como educaste tão bem os teus meninos e todo o amor que lhes dás.
Sei o quanto adoravas o nome Maria, e o quanto gostavas das minhas filhas. Elas vão crescer a ouvir falar muito de ti e das nossas histórias.
Sei o quanto sofreste no dia que tiveste de ficar internada, longe da tua casa, longe dos teus filhos e com uma doença que nunca devia ter chegado. Sei que lutaste todos os dias, sei o quanto tinhas fé, o quanto fechavas os olhos e sonhavas estar junto dos que amas. Mas nem sempre vencemos a doença, por vezes ela vence-nos sem nos darmos conta, estavas cansada mas sempre cheia de amor. Vais ser sempre a nossa guerreira.
Ao longo desta longa luta marcaste a vida de muitas pessoas, também conheceste muitas pessoas que te ajudaram a viver esta fase com menos dor e mesmo no sofrimento e longe ainda tinhas tempo para ligar, para ajudar, para nos deixar com menos saudades. Porque tu es mesmo assim, uma força da Natureza.
Sei que foste e és uma pessoa extraordinária e que tive a honra e o privilégio de ter pertinho de mim.
Obrigada por estares sempre disponível para ajudar, por ouvires, por te dares sem pedir nada em troca.
Obrigada por teres cuidado tantas vezes de mim, por me veres crescer, por me deixares brincar com as tuas bonecas e vestidos quando era pequenina, obrigado por me teres ensinado a rezar, obrigado até por me bateres quando deixei cair a nossa avó Angelina, que tanto amaste e tanto sofreste quando ela partiu…hoje finalmente estarás com ela. Obrigada por me ensinares tanta coisa, obrigada pela tua amizade, obrigada por teres sido a irmã que nunca tive, obrigado pela tua felicidade quando viste as minhas filhas.
Obrigada pelo teu ultimo olhar cheio de saudade, cheio de vontade de tudo o que estavas a viver ser mentira, cheio de vontade de estares em casa agarrada aos teus filhos e marido, foi um olhar acompanhado de muitas lagrimas mas de tanto amor. Obrigada por teres tido a coragem de te despedires das pessoas que amas, so Deus sabe o quanto sofreste, o quanto vais ter saudades.
Tantos obrigados e tantas palavras ficam por dizer, podia escrever um livro sobre ti mas hoje não é dia de o escrever, hoje é dia de nos lembrarmos de tudo o que vivemos contigo, de estarmos agradecidos por nos deixares tanto de ti em nós.
Só quero dizer mais uma coisa, talvez a mais dolorosa, talvez por ser mãe também mas quero que saibas que vamos olhar sempre pelos teus doces e lindos meninos, que eles vão ouvir muitas histórias sobre ti, e vão ter sempre muito orgulho em ti, vão ter saudades todos os dias de ti e vão amar-te sempre. Tu vais estar sempre com eles a olhar e cuidar deles estejas onde estiveres mas sei que estas pertinho de todos nós.
Um dia vamos estar todos juntos novamente.
Até já
Da tua Debby como me chamavas”
1 Comments
jalecas1234
Obrigada Débora pelas tão lindas palavras,a nossa prima Lai ouviu o que escreveste,porque eu li a tua carta para ela no dia em que ela desceu á Terra,subindo aos céus, um beijinho por seres e mulher que es,amiga e sempre presente,