As Marias já dormem no quarto delas desde que tinham 1 ano de idade. Nos primeiros meses estiveram connosco no nosso quarto, mas, à medida que foram crescendo, fomos sentido necessidade de as colocar no quarto delas. No quarto delas, tínhamos no entanto uma cama individual, caso houvesse necessidade de um de nós passar a noite com elas quando estavam mais agitadas. 
Não sei se era por serem gémeas, por nós sermos pais de primeira viagem, se por terem passado os seus primeiros 4 meses de vida numa incubadora e unidade de cuidados intensivos sempre a ouvir alarmes e barulhos e muita luz… que dormir sempre foi tão mas tão difícil. Ora acordava uma ora acordava outra e havia mesmo noites em que eram as duas a chorar e a dormir apenas por alguns minutos. 
Quando sonhamos com um próximo filho olhamos para trás, lembramo-nos destas noites e desistimos logo da ideia… foi mesmo traumático e há dias que ainda o é. 
As rotinas ajudaram e a ida para a creche também, mas mesmo assim, ainda nos acontece irmos por vezes para o trabalho com uma ou duas horas de sono. Ainda na noite de sexta para sábado uma acordou as 4h e já não voltou a dormir, e esta noite a mesma coisa. 
Mas há mais ou menos uns 6 meses, coincidência ou não, quando mudámos de casa e fomos obrigados a dormir em colchoes no chão por não termos ainda mobília, passaram a dormir a noite toda. 
Quando tiráqmos a chucha também passámos umas duas a três semanas horríveis, tivemos mesmo alturas que tivemos vontade de ceder e dar-lhe novamente a chucha mas fomos persistentes e lá conseguimos. 
E adormecer? também sempre foi difícil mas ultimamente é de nos levar à loucura… mais ou menos 1h30/2h00 até a Matilde adormecer. A Maria adormece rápido, mas a Matilde luta contra o sono.
Mães e papás precisamos de dicas para ajudá-las a adormecer melhor!

Blog de Nós e as Marias também está no