No que se refere à educação das Marias, cá em casa não somos muito rígidos nem fundamentalistas, deixamo-las ser livres e criativas.

Já ouvimos criticas do género:  “vocês deixam-nas fazer tudo” mas a verdade é que são duas meninas muito traquinas mas muito felizes e com uma criatividade enorme e muito bem educadas, e apesar da liberdade que podem ter, as regras existem e essas são cumpridas. Cá por casa utilizamos poucas vezes a palavra “não”, mas quando o fazemos, é sempre acompanhada por uma conversa a explicar o porquê do mesmo, o que facilita tudo.

Assim, é normal que elas tenham um gosto muito variado no que diz respeito às brincadeiras, mas recentemente descobrimos outra paixão das Marias, os robots! E nem tínhamos noção de como elas podem aprender e desenvolver a criatividade, a imaginação e a orientação espacial. Estamos surpreendidos. Já tínha conhecimento da importância da roboterapia no caso das demências que é a minha área de trabalho mas nas crianças desconhecia. Informei-me  sobre o assunto, e verifiquei que a Clementoni, que é uma marca de brinquedos que promove o processo de crescimento, apresenta diversas propostas que vão surpreender os mais pequenos.  Tem um projecto sobre a  “iniciação à robótica nos primeiros anos da criança que permite desenvolver aprendizagens relacionadas com a criatividade, a imaginação, a orientação espacial, as noções de lateralidade, o pensamento lógico-matemático, as sequências, as narrativas, o desenvolvimento da linguagem e outras formas de expressão do pensamento da criança” afirma Maribel Miranda, investigadora do projecto Kids Media Lab da Universidade do Minho.

Renato Paiva, pedagogo, considera também relevante “a importância de ter tempo para brincar e dos brinquedos educativos para o desenvolvimento infantil. Ao brincarmos desenvolvemos competências de base de aprendizagens formais. Maturamos a função da atenção, desenvolvemos raciocínio lógico e matemático, trabalhamos a definição de lateralidade ou as memórias. Ao jogarmos, de uma forma lúdica e divertida contribuímos para preparar o cérebro para as aprendizagens formais aquando da entrada da escola”.

Assim, deixamos algumas sugestões de prendas de Natal para crianças que gostam de robótica!!

Para quem tem meninos das idade das Marias até aos 7 anos: 

DOC – O Robô Educativo que Fala 

Primeiro jogo que aproxima as crianças da educação robótica de forma criativa e divertida – o DOC. O principal objetivo é ajudar as crianças no pensamento lógico e na resolução de problemas através da metodologia STEM, que estimula as competências no âmbito da Ciência (S), Tecnologia (T), Engenharia (E) e Matemática (M). Com a proposta de uma missão, a criança é desafiada pelo seu amigo DOC a seguir um percurso e evitar determinados obstáculos para completar a sua missão com sucesso. Durante a trajetória o DOC vai interagindo e falando com a criança ajudando- a a resolver problemas e a pensar de forma lógica.

1000 Perguntas Caneta Falante

Um Kit educativo com 36 cartas e 72 atividades de jogo para apreender as letras, palavras, números, quantidades, formas e cores. Mais de 1000 perguntas. Permite às crianças testarem-se a si mesmos. Podem ainda desafiar os amigos para o jogo de tabuleiro com 2 ou 4 jogadores para que a aprendizagem seja mais cativante, fazendo com que o tradicional jogo de cartas se torne ainda mais divertido e estimulante. Aprendem facilmente com a caneta detetora de respostas, que orienta as crianças durante o jogo.

 

Para meninos com mais de 7 anos:

Evolution Robot – O Robô de aspeto humanoide (8+ anos)

O Evolution Robot permite que as crianças adquiram conhecimento científico, tecnológico, matemático e lógico. Permite também aprender as noções básicas de programação e robótica, de uma forma divertida. É possível programar o robô, controlá-lo em tempo real simplesmente inclinando o telemóvel ou o tablet, fazê-lo dançar e até mesmo ensinar-lhe a compreender ordens, fazendo apenas download da app. O robô é totalmente interativo, pode usar os braços para agarrar e transportar objectos, responder a mensagens de voz e mostrar diferentes expressões faciais.

 

Globo Explora Mundo – 1º Globo Interativo Falante em Portugal 

O Globo Explora Mundo tem a particularidade de interagir com o utilizador desafiando-o a responder a determinadas questões e estando sempre disponível a informar cada vez que se

coloca a caneta interativa falante em determinado

ponto do Globo. Na vertente mais tecnológica permite experienciar a realidade aumentada através da app aplicada em qualquer tablet ou smartphone. O Globo

Exploramundo da Clementoni está sempre atualizado devido à possibilidade de se poder descarregar os seus conteúdos através da ligação da caneta ao computador.