Duas para uma… Injusto! Sinto-me com o coração em pedacinhos quando estou com uma ao colo e vejo a outra com o olhar de “gato das botas” a pedir colinho também.
Quando estamos os dois papás em casa é fácil, justo, e tão simples! Vai uma para cada colo, e surge instantanemente um sorriso no rosto dos 4. Todos rimos, todos nos desmanchamos em gargalhadas fáceis. Mas quando está apenas um de nós é tão difícil! E parece tão injusto.
Já com a comida é igual, e pior mesmo é quando choram ao mesmo tempo. Também vos acontece a vós, mães e pais de gémeos?
Mas como temos de ser práticos, temos de inventar soluções. Com a questão do colo, normalmente coloco as duas juntas na cama ou no ginasio e brinco com elas ao mesmo tempo, adiando o tão bom e aconchegante colinho para mais tarde, para quando o papá estiver em casa. Com a comida, a minha solução é dar às duas ao mesmo tempo e tem resultado bem, excepto quando estão com horários desencontrados pois nem sempre acordam, ou comem ao mesmo tempo. Quando assim é, demoro o dobro do tempo para tudo. Por vezes dou por mim a pensar que estou a trabalhar numa fabrica de montagem em série lol.
Quando choram ao mesmo tempo, sinceramente ja tive vontade de chorar e de fugir. Houve mesmo momentos que chorámos as três! Já me senti em panico de não saber o que fazer, principalmente nos primeiros meses, mas agora é mais fácil. O truque é distraí-las, e a milagrosa chupeta :):):)
Depois também vêm aquelas duvidas parvas no final do dia, será que dei mais atenção a uma que a outra? Será que devia ter dado mais colo a uma delas?
Para além de tudo isto, sinto ainda uma tristeza grande, por não poderem dormir juntas, pois uma acorda a outra e vice-versa. Por vezes tenho de adormece-las até em divisões da casa diferentes. Mas penso que tudo isto faz parte das rotinas de criar duas gémeas… 😉
É dificil de gerir o cuidar por igual uma e outra e de lhes dar o mesmo, mas de uma coisa tenho a certeza, o Amor que sinto pelas duas é igual!!!
5 Comments
Madkiko Vicente
Faço minhas as suas palavras…só dois braços,e tanta logística complicada para geri,2 bebes, sonos,banhos,alimentação,fraldas,colo…e 2 ovinhos, carro de gémeos gigante e pesado,abre e fecha,coloca porta-bagagens,coloca 3 cintos de segurança,chega ao local,tira os cintos,e coloca no carro,que nem sempre passa nas passadeiras rolantes ou em algumas caixas de super-mercado:(enfim,só quem passa,é que sabe do que falo.Força e coragem!tudo vale a pena,e com o tempo tudo se torna mais fácil de gerir:)Florbela Queiroz(mãe de gémeos com 4 anos)Bom Ano
Débora Barroso
Querida Florbela:)
Obrigada pela sua mensagem é bom saber que não estamos sozinhos nesta grande aventura de sermos pais de gémeos 🙂
Mil beijinhos e já agora um Feliz 2015
Nina Mota
Concordo a mais um par de braço!! 🙂
Tb passei pelas mesma circunstancia, horários trocados, choros incontroláveis na hora de comer e não saber o que fazer, colo um, colo outro. Depois chorava eu, tal uma Madalena pois não sabia o que fazer!! Como estava a ver que a minha sanidade mental estava por um fio, impus regras, sim regras, deitar a mesma hora, acordar a mesma hora, refeição por igual, só que aí comecei a dar a um de cada vez, assim podia ter uma momento só nosso, então enquanto um comia o outro estava a brincar, na espreguiçadeira até chegar a vez dele(a). Quando choravam os dois, ponha-os ou no carrinho ou nas espreguiçadeira e abanava, abanava, ou até os punha na minha cama e deitava-me ao lado deles a cantarolar, pois assim, deixei de me sentir culpada por um ter colo e o outro não.
No inicio foi difícil eles perceberem, mas depois vira rotina e eles acomodam-se e finalmente, pude respirar um pouco de alivio! Nós também sofremos, queremos poder dar aos dois tudo, como se fossem um só, mas não são, nós é que somos só uma, o coração doí, ouvir os dois a chorarem, se doí, mas temos que conseguir sossegar os dois nem que seja por artimanha.
Coragem 🙂
Unknown
Como eu a percebo!!! E comigo foi mais que uma aventura pois quando as minhas gémeas tinham um ano fiquei grávida outra vez! Assim em menos de dois anos tinha duas bebes e uma recém nascida sem qq família por perto!! Enfim como a percebo!! Tudo se resolve Bjs e um dia feliz
Ivone
Há sentimentos e angústias que só as mães de gémeos entendem, mas penso que, apesar de termos apenas dois braços como os restantes mortais e termos duas crianças que precisam de nós, conseguimos em tantas vezes fazer mais do que quem tem apenas 1 criança!
Disso não tenho dúvida!
Ser-se mãe é uma benção, mas ser mãe de gémeos é uma dupla benção! Por isso, fazemos o melhor por eles com a certeza de que são felizes e estão bem…quando nos presenteiam com um sorriso de orelha a orelha.
Felicidades para todas! Muita força,coragem, muita dose de paciência e Amor esse é a dobrar!