Ora cá está um tema engraçado e curioso, e também um pouco controverso, mas que talvez vos possa ajudar.
Sempre aprendi, ao longo do curso, que os supositórios deveriam ser colocados com a ponta em forma de bico para trás. Isto porque a contração do esfíncter anal, quando colocado desta forma, “succionava” o supositório para dentro, em vez de o expelir para fora. Mas ao longo da minha prática médica, fui percebendo que praticamente todos os pais colocam os supositórios ao contrário, com a ponta bicuda para a frente. Acredito que o façam pelo bom senso. Mas por curiosidade, fui investigar.
A verdade, é que a evidência científica que existe é muito pouca, e podemos inclusivamente encontrar na literatura alguns estudos contraditórios. O próprio RCM (resumo das características do medicamento) de muitos medicamentos com formulação em supositório indica a administração com a ponta bicuda para a frente, ao contrário do que me ensinaram na faculdade.
No entanto, a experiência pessoal ensinou-me que o que aprendi na faculdade parece correcto. E apesar desta ser uma questão que acaba por não ter grande relevância, porque o que interessa é que o supositório seja colocado e faça efeito, se vocês são daqueles pais que sempre que colocam o supositório ele teima em sair, experimentem coloca-lo ao contrário, com a ponta bicuda para trás. Vão ver que não vai ser mais doloroso, e quando o tiverem a colocar parece que ele vai ser succionado para dentro, facilitando-vos em muito a vossa missão! Fica a dica!! 😉
1 Comments
Anónimo
Ensinaram-me no hospital há uns meses…parece que custa um pouco mais a colocar mas nunca volta para trás…solucionou e muito a constante volta para trás e é assim que tenho feito deste então.